top of page

Melancólico e fleumático: semelhanças e diferenças



Eu convido você a vir comigo numa aventura para desvendarmos as principais semelhanças e diferenças desses dois temperamentos. Por fora, muitas vezes é difícil de diferenciar um do outro, pois ambos são introvertidos. Mas é possível se analisarmos alguns detalhes essenciais.


A teoria dos quatro temperamentos e minha análise


Há alguns dias, comecei a pesquisar, estudar e analisar a teoria dos quatro temperamentos de Hipócrates, médico grego, cerca de 400 a.c. E com base também em minhas experiências, pois possuo um dos temperamentos como dominante, e o outro como secundário. Procurei encontrar as semelhanças em ambos, e as diferenças ou particularidades.


Essa é uma das teorias que mais encanta-me a estudar ou pesquisar. Estudo também outras teorias de personalidade ou temperamento como o Eneagrama (os 9 tipos), MBTI (os 16 tipos) etc. Desde cedo, sou fascinada por analisar o comportamento e desenvolvimento humano.


Acredito que quanto mais nós temos conhecimento sobre os diferentes tipos de temperamentos, seremos mais compreensivos e empáticos, ao descobrirmos os pontos fortes e fracos de cada um. Entretanto, é um processo longo que muitos não conseguem persistir na busca, pois exige outras habilidades como paciência , empatia, autodescoberta, autoconhecimento e autodesenvolvimento. Se para nos conhecer é difícil, exige muito tempo e persistência, portanto exigirá muito mais para conhecermos profundamente os outros.


O temperamento, a personalidade e a autodescoberta


O temperamento já pode ser visto nos primeiros anos de vida. Entretanto, a personalidade só estará totalmente formada depois dos 30 anos, na fase adulta. O temperamento é a forma como aprendemos, enxergamos e interagimos com o mundo e as pessoas. E como tomamos as decisões e nos expressamos (pensamentos, emoções e ideias).


Caráter e temperamento não são as mesmas coisas, há uma certa confusão em relação a esses termos. Podemos entender o caráter como algo mais profundo e interno, que desenvolvemos ao longo da vida. E está relacionado a maneira como utilizamos as coisas ou o próprio temperamento para o bem ou mal, ou o objetivo e a intenção. O temperamento muitas vezes é hereditário, sendo difícil de mudar, o que podemos é só equilibrar alguns pontos. E não podemos julgar uma pessoa apenas pelo seu temperamento, às vezes forte ou dócil, pois o caráter é o que definirá se uma pessoa é boa ou mal. Pelos frutos podemos discernir um caráter às vezes, mas quem realmente sabe o profundo é Deus, pois como ser humanos somos limitados. Deus é o Criador e o melhor Juiz!


Uma pessoa, geralmente, tem mais de um temperamento. Sendo um dominante e o outro secundário ou auxiliar. Identifico-me com esses dois temperamentos que vamos analisar em breve. E você pode se identificar com um deles como dominante ou secundário. Eu sinto que, às vezes, alterno entre os dois. Por exemplo, em relação as roupas, como fleumática gosta de roupas confortáveis e básicas, mas como melancólica também quero usar roupas românticas e fofas. Por isso, a minha combinação de temperamentos, oscila e reflete em meu guarda-roupa o estilo casual ou esportivo e romântico. É impressionante como nosso (s) temperamento (s) se expressa nas simples coisas.


As principais semelhanças


O fleumático e o melancólico ambos são introvertidos. Preferem um ambiente silencioso e calmo. São introspectivos ou pensativos. Gostam de ler e escrever, habilidosos com a comunicação escrita. São pouco impulsivos , diferente dos tipos extrovertidos (sanguíneo e colérico). Pensam muito antes de agir, passam muito tempo em suas cabeças. Gostam de trabalhos mais solitários ou poucas pessoas para interagir no dia a dia. E são muito sensíveis à crítica ou conflito interpessoal.



As principais diferenças


1 - Emoção: como cada um expressa suas emoções e sentimentos.

  • Melancólicos - são um pouco mais instáveis emocionalmente. São altamente sensíveis. E conseguem expressar mais seus estados emocionais, através de comportamentos ou expressões faciais.

  • Fleumáticos - por fora, parecem mais estáveis emocionalmente. Externamente, não expressam grandes emoções


2 - Organização: como cada um planeja ou se costuma planejar no dia a dia. E se mantém suas coisas constantemente em ordem ou algumas vezes.

  • Melancólicos - se saem melhores na organização das coisas e no planejamento. São organizadores naturais, tendem a ser perfeccionistas. Pesam os prós e contras antes de tomar uma decisão ou concluir um projeto. São os mais analíticos de todos os temperamentos, e os mais artísticos. Entretanto, há dois tipos de melancólicos que é importante analisarmos: os melancólicos artísticos (os mais sensíveis) e os melancólicos analíticos (lógicos ou racionais).

  • Fleumáticos - os fleumáticos planejam ou arrumam algo se estiverem inspirados, interessados ou motivados. São mais flexíveis ou adaptáveis.

3 - Ritmo de falar ou andar

  • Melancólicos: falam e andam um pouco mais rápido.

  • Fleumáticos: andam mais devagar. Falam em ritmo lento e pausado. Possuem uma voz calma, doce e baixa.

4 - Paciência, escuta empática e diplomacia

  • Melancólicos: são ouvintes naturais e empáticos, principalmente o tipo melancólico artístico. Entretanto, terão mais dificuldade para lidar com o tipo colérico, principalmente coléricos em níveis não saudáveis ou quando se alteram.

  • Fleumáticos: conseguem lidar com todos os quatro tipos, são diplomatas naturais. A voz calma e a paciência que possuem, ajudam os a se acalmarem. Lembro-me que algumas pessoas me falaram, que minha voz fleumática é muito calmante para os ouvidos e transmite paz. Os fleumáticos são os psicólogos ou mediadores naturais, gostamos de unir as pessoas e aconselharmos ou mediarmos conflitos, apesar de sermos sensíveis a conflitos externos. Somos pacificadores, almejamos paz interna e externa.

5 - Estudar e escrever: qual o estilo de aprendizagem, e como gostam de estudar ou escrever.

  • Os melancólicos artísticos são escritores criativos naturais. E os melancólicos analíticos são escritores técnicos, de não-ficção. De modo geral, são perfeccionistas ou ordenados ao escrever. Gostam de criar um cronograma de estudos. Seus cadernos de estudos são muito organizados.

  • Os fleumáticos são mais espontâneos ao estudar ou escrever. Tudo depende de estiverem inspirados. A inspiração para o fleumático serve como um guia para suas atividades. Como sou fleumática gosto ou costumo escrever quando estou inspirada, preciso de inspiração e flexibilidade. Um cronograma rígido pode não funcionar para os fleumáticos. Às vezes, uso um cronograma de estudos para não procrastinar ou não esquecer os prazos ou datas importantes. E precisamos de muito tempo para estudarmos e escrevermos, pois precisamos pensar ou processar lentamente as informações ou ouvir a intuição, para decidirmos ou criarmos.

6 - Forma de escrever (caligrafia)

  • Os melancólicos têm uma escrita (caligrafia) que varia muito, depende do humor.

  • Os fleumáticos têm uma forma mais estável de escrita, suas letras são redondinhas e sempre num mesmo tamanho, raramente muda.

7 - Alimentação

  • Os melancólicos, desde cedo, apresentam dificuldade ao comer. E selecionam muito sua dieta ou alimentos.

  • Os fleumáticos se alimentam melhor, se forem saudáveis, comem de tudo ou quase tudo.












Comments


Post: Blog2 Post

Formulário de Inscrição

Obrigado pelo envio!

  • LinkedIn
  • Instagram

©2021 por autodesenvolvimento.Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page