Dicas de atividades off-line
- Sara Silva
- 14 de jun. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 23 de jun. de 2021

A desconexão com o mundo real
Segundo Ernandes Dias Lopes, a internet é uma grande ferramenta, mas pode prejudicar. Isso depende de como a utilizamos. Muitos têm perdido a conexão com o mundo real. Passam horas conversando com desconhecidos, mas não conseguem conversar com as pessoas mais próximas. Outros usam o smartphone durante a refeição em família.
Muitos não conseguem largar o smartphone ou o computador. Amanhecem verificando as notificações das redes sociais, as curtidas ou comentários em suas publicações. Ou próximo ao horário de dormir, navegam por horas na internet. Não conseguem parar e pegar um livro (físico) para ler. Deixaram seus livros de lado, empoeirando.
Segundo Augusto Cury:
''A educação mundial precisa passar da era da informação para a era do Eu como gestor da mente humana.''
Ademais, durante esse período de pandemia, ficamos mais dependentes desses meios tecnológicos. As crianças e os adolescentes estão em casa. Infelizmente estão assistindo mais, pois não podem sair de casa. Precisamos usar ainda mais as tecnologias virtuais para trabalhar, estudar, assistir, fazer compras etc.
O mal uso das ferramentas digitais têm prejudicado relacionamentos (com Deus, consigo mesmo, família e amigos). E muitos desenvolvem sintomas semelhantes aos de transtornos de dependência química. O uso desenfreado das tecnologias causa o aumento de transtornos espirituais, mentais e de personalidade. Ainda segundo Augusto Cury:
''Não pisamos apenas na superfície do planeta Terra, mas também na camada superficial do planeta emoção.
Está cada vez mais difícil equilibrar o mundo real e o mundo virtual. Entretanto, precisamos nos esforçar e encontrar maneiras e técnicas para desenvolvermos, melhorar nosso bem-estar. Cuidar da nossa saúde espiritual, mental e emocional, física. Precisamos parar e analisar onde chegamos, como podemos evoluir. Trocar hábitos não saudáveis, por hábitos saudáveis.
Conectando com o mundo real

Às vezes precisamos nos desconectarmos do mundo virtual (internet, redes sociais etc.) para contemplarmos o belo, o mundo real dos cinco sentidos (visão, audição, olfato, paladar, tato). Passarmos um tempo de qualidade com as pessoas que amamos. Contemplarmos as belas criações do Criador: florestas, rios, lagoas... animais, céu e estrelas etc. Ou apenas pegar um livro e ler, para conectarmos com nossas emoções e com as dos personagens... relaxar. Segundo Augusto Cury:
''Contemple o belo nos pequenos detalhes da vida.''
Algumas atividades off-line para apreciarmos e relaxarmos:
Ler livros (físicos) ou revistas;
escrever (com papel e caneta) sobre seu dia, suas emoções e seus pensamentos;
apreciar (passe alguns minutos contemplando as flores, as borboletas , os pássaros etc.) ou cuidar do jardim;
fotografar;
fazer exercícios físicos ao ar livre;
cantar ou tocar um instrumento musical;
cozinhar (criar novas receitas ou novos pratos, como um hobby);
costurar ou fazer crochê;
praticar esportes ao ar livre;
contar histórias para as crianças;
pintar (com tela e tintas);
desenhar (com papel e lápis);
ser voluntário em uma instituição de caridade ou projeto social;
pescar;
jogos de memórias ou caça palavras;
andar de bicicleta;
caminhar;
passear no parque ecológico;
visitar um zoológico;
fazer trilhas.
Opmerkingen