Por que ter um blog pessoal
- Sara Silva
- 1 de mai. de 2021
- 4 min de leitura
Atualizado: 21 de mar. de 2022

Há vários benefícios em ter um blog pessoal. Nós somos beneficiados e as outras pessoas também. Mas também ele desenvolve outras habilidades. Dentre tantas, quero destacar algumas delas que chamaram a minha atenção.
1 - A escrita criativa
Há pessoas que tem uma habilidade natural para a escrita criativa. São muito criativas, imaginativas e intuitivas. Estão sempre escrevendo algo, seja um rascunho de uma história, um poema, um relato, um diário etc. Elas têm uma inteligência linguística bem desenvolvida.
Outras têm dificuldade para a escrita criativa. Mas elas podem desenvolvê-la através de algumas técnicas, e principalmente com a prática da escrita. Escrever em um blog é criar artigos, textos, metáforas, significados e novas ideias.
Segundo Garcia (2010), o texto técnico tem algumas semelhanças do texto literário, nas características básicas. Entretanto o primeiro convence, e o segundo agrada o leitor. Um foca na objetividade, o outro nos tons (ou tom) afetivo e emocional.
''Apesar das significativas mudanças tecnológicas, ainda interagimos por meio de textos orais e escritos.'' -Ernani Terra
Um blog pessoal, quanto ao conteúdo, tem uma linguagem simples e mais pessoal. Mas precisamos não deixar de lado a coesão e a coerência e outras regras da ortografia.
Portanto, antes de escrever, o autor deve estar atento ao objeto do texto, ao público leitor, a estruturação e as informações que irão compor o texto (Garcez, 2017).

2 - Compartilhamentos de conhecimento, experiências, dicas e sugestões
Durante toda nossa vida, armazenamos muitas informações e fatos em nossa memória. Passamos anos estudando. Estamos sempre aprendendo, na escola ou faculdade e na nossa vida pessoal e profissional.
Temos formação técnica em uma área ou dominamos um assunto. Ou experiência de anos em um determinado setor de trabalho. Ou temos um hobby e passatempo que amamos, por exemplo ler, escrever, cantar, tocar instrumentos, cozinhar, fotografar etc.
''Os sonhos animam a alma, renovam as forças. Quem nunca sonhou nunca correu riscos na vida, nunca lutou por algo que amou.'' -Augusto Cury
Passamos por dificuldades, dores, doenças, sofrimentos, traições, perdas, desesperança e tristeza. Erramos e falhamos inúmeras vezes. Mas muitas vezes aprendemos com os nossos erros e com os dos outros. Aprendemos ou tiramos lições dos nossos erros. Amadurecemos em algumas áreas da nossa vida.
''Os inteligentes aprendem com seus erros, enquanto os sábios aprendem com os erros dos outros.'' -Augusto Cury
Ademais, conseguimos ter alegria, conquistas e triunfos. Terminamos o Ensino Médio ou entramos em uma faculdade. Conseguimos o emprego do nosso sonho, ou estamos muito próximo de alcançá-lo. Construímos uma família, tivemos filhos, ou estamos próximo de realizar esse sonho.
''Não há sucesso sem alguns fracassos na jornada, nem aplausos sem vaias no processo, nem êxito sem crises no caminho.'' -Augusto Cury
Foram tantas muralhas que derrubamos, tantas batalhas travadas e vencemos muitas delas. Temos muitas experiências para contar aos mais jovens ou aqueles que estão passando um processo que antes enfrentamos e superamos.
''Se você passou por muitos sofrimentos, contar sobre suas crises, suas dificuldades é uma forma notável de levar jovens a entender que 'não há céu azul sem tempestade nem caminho sem acidentes.'' -Augusto Cury
Às vezes esperamos que a mudança que tanto queremos para o mundo venha de fora, esperamos de um e de outro para mudar o mundo. Mas esquecemos que primeiramente a mudança começa em cada um de nós, no nosso interior, na nossa mente, na nossa forma de ver as coisas.
''Tenha sempre em mente que educar é semear com paciência e colher com perseverança. Seu objetivo como educador não é um resultado imediato, mas contribuir para que crianças e jovens tenham um Eu maduro, lúdico, crítico, autocontrole.'' -Augusto Cury
Precisamos compartilhar mais com o nosso próximo. Escrever e falar palavras de encorajamento. Orientar e instruir. Passar conhecimento e informações. Portanto, imagine o quanto seu blog poderá ajudar outras pessoas a se desenvolverem.

3 - Expressão de emoções, sentimentos e pensamentos
Se você está com depressão ou já teve, escreva sobre o transtorno depressivo. Seus principais sintomas, como você lidou e superou essa fase tão difícil em sua vida. Fale sobre seus momentos complicados, ajude também outras pessoas através da sua experiência. Não precisa passar todos os detalhes do que aconteceu, mas escolha alguns que mais o marcaram.
''Falar dos dias mais dramáticos, pelo menos do que é possível ser contado, para nossos filhos, ensina a eles uma das maiores lições da gestão da emoção: ninguém é digno do pódio se não usar seus fracassos para alcançar.'' -Augusto Cury
Se você é um adolescente ou jovem, e está passando ou já passou por uma crise existencial, um blog pessoal pode ajudá-lo. Crie um blog e escreva nele sobre os principais dilemas da crise no início da juventude, mesmo que seja indiretamente. Ao expor seus estados emocionais em palavras, sentirá melhor e também ajudará outros jovens a passar por essa fase.
''Não adianta fazer seguro de casa, de vida, de aparelho, se não protegermos a mais delicada e importante propriedade, O TERRITÓRIO DA EMOÇÃO.'' -Augusto Cury
De modo geral, um blog é como um diário digital. Nele você poderá expressar seus sentimentos, pensamentos e experiências de vida pessoal e profissional. No blog pessoal podemos falar deles diretamente ou indiretamente.
Comments