Hábitos saudáveis para controlar a ansiedade
- Sara Silva
- 21 de jun. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 25 de jun. de 2021

Ainda há muito preconceito em relação aos transtornos mentais e aos portadores na sociedade atual, apesar da diminuição do estigma se compararmos com os anos anteriores. A falta de informação contribui para fortalecer o estigma em relação as doenças mentais. No entanto, precisamos entender que a saúde mental deve ser mais levada à sério.
Em determinados momentos de nossa vida ficamos em estado de ansiedade, muito comum quando perdemos (o luto) um familiar ou amigo. E quando se termina um relacionamento, nas primeiras semanas. Ou quando se muda de cidade, escola ou trabalho, durante o processo de adaptação. Geralmente esse estado ansioso acontece quando há grande mudança ou perda na vida de uma pessoa, com duração de alguns dias ou semanas. Segundo Augusto Cury:
''Pensar não é uma opção voluntária do homem; é o seu destino inevitável... Não podemos interromper a produção de pensamentos; só podemos gerenciá-la.''
Pode-se entender a ansiedade como um sentimento, estado ou transtorno mental. A ansiedade generalizada e a ansiedade social, são alguns dos tipos de transtornos de ansiedade. Destacam-se essas principais causas para a doença: hereditariedade, ambiente e experiência de vida (como lidamos ou reagimos com as adversidades da vida).
Todos nós sentimos ansiedade em algum momento da nossa vida, antes de fazer uma prova da escola ou faculdade, em uma entrevista de emprego etc. O natural é que esse sentimento passe depois de alguns minutos ou horas. Entretanto, quando a pessoa começa a sentir ansiedade (moderada a grave) regularmente, é necessário estar alerta. A ansiedade em um nível profundo, começa a prejudicar a rotina, os estudos, o trabalho, a vida pessoal e social da pessoa.
Desenvolvendo hábitos saudáveis
Os hábitos causam um grande impacto nas nossas vidas, para o bem ou mal. Entender quais os hábitos saudáveis e não saudáveis é importante para nos desenvolvermos, e termos uma melhor qualidade de vida e bem-estar.
1 - Alimentação saudável e exercícios físicos
A má alimentação e a falta de atividade física não só prejudica o corpo (físico) ao causar doenças, mas outras áreas como a saúde mental e emocional são afetadas. Precisamos investir em uma alimentação saudável e equilibrada no dia a dia. E praticar atividades físicas, como caminhada, corrida, esportes etc.

2 - Natureza e atividades ao ar livre
Estar em contato com a natureza e ao livre nos traz vários benefícios para nossa saúde do corpo e da mente, além de ser divertido (como um hobby ou entretenimento). Podemos observar os mais belos detalhes da natureza, ao fazer isso estimulamos todos os nossos cinco sentidos, e promove em nosso ser bem-estar, acalma e melhora o humor. E além de contemplar, podemos fazer atividades ou hobbies ao ar livre, individual ou em grupo: jardinagem, pintar ou desenhar, ler ou escrever, esportes etc.
3 - Ler e escrever
A leitura e a escrita também são grandes ferramentas para terapia. Entretanto, é necessário ter o hábito ou prática dessas. Ao escrever, principalmente um diário ou blog, podemos expor nossos sentimentos, emoções, experiências e pensamentos para tentar entendê-los e expressá-los, o que gera mais alívio. A leitura literária ajuda a pessoa a se conectar com suas emoções, promovendo autoconhecimento. E a leitura é uma das principais técnicas que ajuda a diminuir o estresse e a ansiedade.
Comments